Eu tenho respondido muitas dúvidas sobre o tema de segurança contra incêndio, mas nenhuma é tão frequente quanto assuntos relacionados a curso de bombeiro civil.

Os iniciantes na carreira e alguns profissionais já formados tem muitas dúvidas de como identificar um curso de bombeiro civil de qualidade.

Pensando nisso resolvi escrever alguns posts sobre o assunto para ajudar a esclarecer essas dúvidas.

Caso queira conhecer essa profissão, clique aqui e veja o post sobre o que é bombeiro civil.

Usei como base as principais normas sobre o assunto e contei com um pouco da minha experiência neste nicho.

Minha Experiência Com Bombeiros Civis

No começo da minha vida profissional, eu trabalhei cerca de 5 anos como supervisor de bombeiros civis.

Comecei em uma das maiores empresas do Brasil e durante esse tempo me deparei com cerca de cinco situações de incêndio. Porém em apenas uma ocasião houve a necessidade de acionar o corpo de bombeiros para apoio.

Nesta caminhada cuidei de alguns prédios administrativos de alta importância. Inclusive no Ebook de Extintores de Incêndio, que está disponível para download grátis, eu cito um estudo de caso de combate a incêndio em um destes prédios.

Nesta jornada eu tive contato com muitos bombeiros civis de diferentes cursos e tipos de formação. Percebi claramente a diferença da preparação entre eles, não só nas situações de emergência, mas na rotina de prevenção.

A importância à prevenção é um reflexo de um entendimento mais profundo dos sistemas contra incêndio e isso deve ser fortemente ensinado nos cursos.

Os bombeiros em que eu sentia mais confiança eram aqueles que vinham de uma boa formação. Os bombeiros civis que passaram por uma boa reciclagem, tinham o mapa da edificação na “palma da mão” e, principalmente, que conheciam profundamente o manuseio de cada um dos equipamentos instalados.

Requisitos Mínimos Para um Curso de Bombeiro Civil de Qualidade

O curso de Bombeiro Civil é um curso de qualificação, portanto prepara o aluno para o exercício de atividades próprias de um determinado perfil profissional definido pelo mercado de trabalho.

Um curso de bombeiro civil de qualidade deve seguir o currículo mínimo necessário para uma boa prestação de serviço com carga mínima de 210 horas.

NBR 14608 de 2007

A NBR 14608:2007 é uma das referências para identificarmos o mínimo que um curso deve abordar, a qual define o número de bombeiros civis para uma instalação, a formação, qualificação, reciclagem e atuação deste profissional.

Os pontos que devem ser verificados para o atendimento da NBR 14608 que define o curso de bombeiro civil estão descritos abaixo

Aulas teóricas e práticas com os seguintes conteúdos e tempos:

  • Prevenção e Combate a Incêndio - 28 horas
  • Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares - 27 horas
  • Atividades operacionais de bombeiro profissional civil - 9 horas
  • EPI e EPR - 15 horas
  • Salvamento terrestre - 46 horas
  • Produtos perigosos - 18 horas
  • Primeiros socorros - 59 horas
  • Fundamentos em análise de riscos - 8 horas

A NBR 16877:2020

Em agosto de 2020, foi publicada uma nova norma que trata da Qualificação Profissional do Bombeiro Civil a Norma Brasileira da ABNT, a NBR 16877:2020.

Foi uma norma que foi discutida por empresários, bombeiros civis, técnicos da área de uma forma geral, bombeiros militares de diferentes Estados e eu tive o prazer de participar também de sua confecção junto à Comissão de Estudos de Planos e Equipes de Emergências do CB24, o Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio da ABNT.

Para você entender melhor A única norma que abordava a qualificação do Bombeiro Civil e dava parâmetros de qualificação, era a NBR 14608 que em sua primeira versão apontava a necessidade de 56hs para a formação do bombeiro civil, e que, em sua revisão, em 2007 passou a exigir 240hs, o que hoje é praticado pela maior parte dos centros de treinamentos no país.

Durante as reuniões, o CB 24 percebeu a necessidade de criar uma norma que tratasse especificamente da qualificação deste bombeiro e que fosse compatível com a Classificação Brasileira de Ocupações de número, CBO 5171, que oferecesse os requisitos para as competências mínimas.

A NBR 16877 de 2020 nasceu com um objetivo: Especificar os requisitos de competências profissionais do bombeiro civil e pela primeira vez, dividir esta qualificação em três diferentes classes: Classe 1, 2 e 3. Este profissional será formado de acordo com esta qualificação para proteger a vida, o patrimônio, reduzir as consequências sociais e danos ao meio ambiente.

Esta qualificação, de acordo com a NBR 16877, poderá alcançar até 574hs.

ESPECIALIZAÇÕES

Para a qualificação, não exigirá mais a conhecida reciclagem, e se  você acha que isso é ruim, observe que agora, teremos as especializações que os bombeiros podem fazer. E estas sim exigem que o bombeiro volte para a sala de aula ou para o campo de treinamento em no máximo 2 anos para atualização daquele curso.

Cursos de Especialização:

  1. Bombeiro Especialista em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais
  2. Bombeiro Industrial
  3. Bombeiro de Aeródromo
  4. Bombeiro Operador de Resgate Técnico
  5. Bombeiro Operador de Emergências com Produtos Perigosos
  6. Bombeiro Instrutor
  7. Especialista em Liderança
  8. Bombeiro Motorista e operador de viaturas de emergência.

Todas estas especializações tem como base normas estrangeiras da NFPA, então se você vai procurar um curso para se especializar, não saia correndo atrás de qualquer um, cuidado com essa especialização ela é parte crucial para o profissional que num futuro fará atendimentos relacionados a sua área.

Como deve ser a Formação de Um Instrutor de um Curso de Bombeiro Civil de Qualidade?

Instrutor de bombeiro civil
Instrutor de Bombeiro civil

Outro ponto fundamental é identificar um bom curso de bombeiro civil é garantir que o instrutor esteja apto para a função. Como identificar isso? A norma define qual deve ser a formação do instrutor:

Os instrutores devem possuir nível escolar igual ou superior ao ensino médio, curso de técnicos de ensino de 40 horas e formação em cada tema. Essa formação deve ser realizada em instituição oficial de ensino nacional ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída

Ela apresenta ainda a carga horária de experiência exigido na formação do instrutor, observe:

  • Instrutor em Prevenção e Combate a Incêndio - 200 horas
  • Instrutor em Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares - 27 horas
  • Instrutor em Atividades operacionais de bombeiro profissional civil - 40 horas
  • Instrutor em EPI e EPR - 40 horas
  • Instrutor em Salvamento Terrestre - 80 horas
  • Instrutor em Produtos Perigosos - 80 horas
  • Instrutor em Primeiros Socorros - 240 horas
  • Instrutor de Fundamentos da Análise de Riscos - 140 horas

A norma estabelece que os profissionais da área de combate a incêndio que desempenharam a função há cinco anos, desde que o tempo e sua capacidade técnica sejam comprovadas por instituição ou empresa de notório reconhecimento no Brasil, terão direito a exercer a atividade de instrutor nas especializações em que foi habilitado.

Como Identificar um Campo de Treinamento de Qualidade?

Outro ponto importante para a identificar um curso de bombeiro civil de qualidade é o campo de treinamento.

Depois de verificar se as cargas horárias de cada assunto estão de acordo com as normas, você deve verificar se o campo de treinamento está padronizado.

Como fazer isso?

A NBR 14277 define a referência de qualidade de um campo de treinamento, e em uma simples visita é possível verificar se o campo está apto. A norma aponta os padrões necessários para as instalações e equipamentos necessários para um bom treinamento de combate a incêndio.

Eu disponibilizei, gratuitamente, um PDF com o Checklist de todos os itens que abordei até aqui.

Será possível verificar as tabelas do conteúdo mínimo exigido pela NBR 14608, e a tabela de exigências para o campo de treinamentos baseado na NBR 14277.

Faça o download grátis aqui

Com isso você terá em mãos a estrutura básica de um curso, incluindo aulas teóricas e práticas, instalações e equipamentos e o currículo do instrutor.

Você conseguirá identificar se, de fato, os requisitos mínimos necessários para um curso estão sendo atendidos.

Até aqui falamos apenas de requisitos mínimos, porém, na minha opinião, um curso de qualidade diferenciado oferece muito mais que o mínimo. Concorda?

Fabrício Nogueira


Fabrício Nogueira
Fabrício Nogueira

Especialista em Normas de Segurança Contra Incêndio com experiência em treinamentos e grandes instalações desde 2010. Fundador do Canal Universidade Segurança Contra Incêndio. Engenheiro Produção Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

    6 replies to "[Checklist] Como Identificar um Curso de Bombeiro Civil de Qualidade?"

    • Uberman

      Olá, Fabrício nogueira,meu sonho é ser um dos bombeiros civis excelente! Para isso estou buscando me qualificar fazendo o curso de bombeiro civil para arrumar um emprego digno. Gostaria muito da sua ajuda,pq VC tem experiência de grande importância extrema. Eu uberman Leopoldino gostaria muito de saber como faço para ser um excelente bombeiro civil e quais sugestões VC me daria?

    • Tiago

      Meu objetivo sempre foi ajudar o próximo.eu acredito na profissão de um soldado.independente de sua função.

    • Mauro Johnnattan Silva Souza

      Concordo plenamente com a matéria… Não vale a pena estudar em uma escola que oferece o básico… Temos que buscar além, este mês eu início em uma escola que me proporcionará 300 Horas de carga horária, estou muito feliz com a minha escolha e sei que vou aprender muito!!!

    • Tiago marialva

      Gostaria de saber se só com o.curso de BC. Posso dar instrução. Para os.brigadistas da empresa
      Obg

    • Jhone Frota

      Bom Dia(*Tarde/Noite)…
      A USCI tem Curso de BPC?
      Deste já agradeço por sua atenção!!!

    • Fabrício Nogueira

      Olá Jhone,
      Nós não temos curso de bombeiro civil, mas temos cursos de especialização online. Quando acabar seu curso, nos procure que veremos se os cursos são para você ou não.

      Abraço

Comments are closed.